Título: Aplicações Críticas Habilitadas pela Tecnologia 5G: Oportunidades, Tendências e Desafios

Resumo:

O objetivo deste minicurso é apresentar as principais aplicações críticas que vislumbram a rede 5G como habilitadora, discutindo os desafios relacionados a essas aplicações e como a rede 5G pode suprir as necessidades dessas aplicações. As aplicações críticas se destacam por serem cruciais para a segurança e desenvolvimento de diversos setores produtivos, como agricultura, serviços, indústria e tecnologia, além de possuírem requisitos de desempenho estritos que, caso não sejam atendidos, podem provocar catástrofes sociais ou ambientais. A relevância deste minicurso reside no fato de o avanço tecnológico das redes móveis celulares fomentar a proliferação de novas aplicações que possibilitam a automatização de funções executadas majoritariamente de forma manual ou que necessitam de alguma interferência humana, mas que não têm seus requisitos de desempenho atendidos pelas redes móveis celulares atuais. Dessa forma, é importante compreender como a próxima geração de redes móveis celulares permitirá a implementação dessas aplicações. Este minicurso foca em aplicações críticas, apresentando os conceitos essenciais e principais requisitos técnicos dessas aplicações e apontando os principais desafios existentes, porque a rede 5G soluciona esses desafios, e as principais tendências de pesquisa. O minicurso tem viés teórico e prático buscando apresentar as principais aplicações críticas habilitadas pelo 5G, discutindo as tecnologias habilitadoras descritas nas releases 15, 16, 17 e 18 do 5G, além de discutir os desafios relacionados a cada tecnologia e às pesquisas realizadas internacionalmente relacionadas a aplicações críticas e 5G. Ademais, discute as principais tendências e desafios de pesquisa associados a tecnologias em ascensão para o desenvolvimento e implantação da rede 6G.

Autores:
  • Francisco Carvalho Neto – UFF
  • Alessandro Aparecido Milan – UFF
  • Natalia Castro Fernandes – UFF
  • Alberto G. Guimarães – IME