Datas Importantes
- Registro e submissão de artigos: 13/02/2026
- Comunicação dos resultados: 13/03/2026
- Envio da versão final até: 06/04/2026
Apresentação
O Salão de Ferramentas do SBRC é um fórum de encontro de desenvolvedores e pesquisadores interessados na arquitetura, implementação e avaliação prática de sistemas e ferramentas que contribuem com o avanço do conhecimento da área de redes de computadores e sistemas distribuídos.
Com um intuito mais prático, no Salão de Ferramentas, há uma ênfase na demonstração de sistemas e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.
Instruções para Submissão de Propostas
As ferramentas deverão ser apresentadas em um artigo que deverá ser submetido exclusivamente de forma eletrônica, por meio do sistema JEMS3 (Em breve). Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e submetidos somente no formato PDF. Cada artigo está limitado a 8 páginas de conteúdo, incluindo resumo, texto, figuras, tabelas, diagramas e outros elementos textuais, podendo ser utilizadas até 4 páginas adicionais para referências e anexos. Todos os artigos submetidos devem ser formatados seguindo o Modelo para Publicação de Artigos da SBC e o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.
O artigo deve conter as seguintes informações:
- Descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta;
- Arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades;
- URL de um sistema de gerenciamento de código-fonte (e.g., GitHub) contendo a ferramenta e o seu respectivo código-fonte (em conjunto com a licença considerada);
- URL dos manuais e documentação da ferramenta (contendo descrições de instalação, execução e reprodução das principais reivindicações apresentadas no artigo);
- Descrição dos requisitos e planejamento para o SBRC, informando equipamentos necessários para a demonstração da ferramenta.
O documento base da ferramenta (e.g., README.md do GitHub) deve apresentar os requisitos para a execução, passos necessários para a instalação, um exemplo mínimo de execução da ferramenta, bem como outros exemplos de execução das funcionalidades da mesma. Recomendamos a utilização de contêineres (e.g., Docker), assim como arquivos de configuração (e.g., Dockerfile e/ou um arquivo YAML para docker-compose) para facilitar a instalação das dependências e execução da ferramenta.
As informações solicitadas, bem como a efetiva existência das URLs indicadas, são indispensáveis para a avaliação dos trabalhos.
Requisitos da Ferramenta
O Salão de Ferramentas aborda resultados experimentais e sistemas/ferramentas funcionais disponíveis para uso. Embora sejam aceitos trabalhos em andamento, deve ser possível que os mesmos sejam demonstrados e estejam disponíveis em uma URL junto com sua documentação, já no momento da submissão do artigo.
Instruções sobre Artefatos
O Salão de Ferramentas (SF) contará com um Comitê Técnico de Artefatos (CTA) para avaliar os artefatos dos artigos aceitos. Tais artefatos incluem software, dados, documentação complementar, resultados brutos, provas de conceito, modelos, avaliações detalhadas, benchmarks, etc. O artefato é um recurso essencial para os trabalhos de pesquisa e a qualidade dele é tão importante quanto a do próprio artigo científico.
O artefato será avaliado por um comitê específico, que poderá atribuir até quatro selos:
- Artefatos Disponíveis (SeloD);
- Artefatos Funcionais (SeloF);
- Artefatos Sustentáveis (SeloS); e
- Experimentos Reprodutíveis (SeloR).
O processo de avaliação de artefatos terá como base o processo de avaliação realizado por conferências renomadas como SIGCOMM, USENIX, CoNEXT e EuroSys. É fundamental que os autores leiam as descrições dos selos disponíveis para artefatos, bem como a descrição do que é esperado de um artefato.
Avaliação e Premiação
Todos os trabalhos aceitos serão submetidos a um comitê técnico específico de avaliação da qualidade dos artefatos, incluindo aspectos como: disponibilidade, funcionalidade, reprodutibilidade e sustentabilidade. Concorrerão aos prêmios de melhores trabalhos do Salão de Ferramentas apenas aqueles que possuírem avaliação positiva em pelo menos dois aspectos de artefato.
O processo geral de avaliação levará em conta a qualidade, relevância e inovação dos resultados práticos, sua documentação, o artigo submetido, a avaliação de artefatos, a atribuição dos selos de artefatos e a demonstração proposta para o Salão de Ferramentas do SBRC 2025. Dentre as ferramentas aceitas, as três melhores serão escolhidas por um comitê específico.
Coordenação
Jéferson Campos Nobre (UFRGS)
Maycon Leone Maciel Peixoto (UFBA)
Comitê de Programa
Em formação