Datas Importantes
Submissão de artigos: 01/04/2025
Comunicação de resultados: 17/04/2025
Envio de versão final dos artigos aceitos: 22/04/2025
Apresentação
A Internet é um dos pilares da era da informação, um componente central na quarta Revolução Industrial e a base para as novas aplicações e serviços que vão impactar os indivíduos, os negócios e a sociedade. A evolução tecnológica, por sua vez, também influencia a Internet que, dentro de pouco tempo, será bem diferente de sua estrutura atual.
A próxima fronteira é a Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything – IoE) que permitirá uma conexão contínua e em tempo real entre coisas, pessoas, processos através de um fluxo contínuo de dados. A IoE englobará a Internet das Coisas (IoT), a Internet das Pessoas (IoP), a Internet das Coisas Industrial (IIoT) e ainda a Internet Tátil. Este cenário requer uma rede flexível, capaz de suportar as diferentes necessidades das aplicações da IoE atuais e futuras. Para isto, a comunidade de pesquisa se volta para as redes do futuro envolvendo iniciativas como a Next Generation Internet (NGI) na Europa e o Tomorrow’s Internet Project nos Estados Unidos, além de diversas outras ações como a próxima geração das redes móveis de telecomunicações para 2030, o 6G. No Brasil, projetos como FIBRE, FIWARE, FUTEBOL, 5GINFIRE, NECOS, realizados em colaborações entre a Europa e Brasil, criam condições para experimentar diferentes cenários de redes e aplicações com foco no futuro.
Diversas tecnologias serão habilitadoras para esta revolução como a computação em nuvem (cloud), em névoa (fog) e na borda (edge), as redes definidas por software e a virtualização das funções de rede, a virtualização e o fatiamento das redes, a infraestrutura definida por software, as comunicações ópticas avançadas e os rádios definidos por software. Somadas a estas tecnologias, diversas técnicas de inteligência artificial, engenharia e ciência de dados serão a base para a infraestrutura, as redes e as aplicações do futuro.
O Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), em sua décima sexta edição, tem como objetivo consolidar discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre pesquisa experimental relacionada com as aplicações e com as redes do futuro, visando criar a próxima geração das redes do amanhã. Através da discussão deste tema junto à comunidade de redes de computadores e sistemas distribuídos, o WPEIF busca ser um farol nessa área de pesquisa que contém inúmeros desafios e oportunidades.
Tópicos de Interesse
O WPEIF 2025 convida autores a submeter trabalhos de pesquisa originais e inovadores, mesmo que ainda em andamento, relacionados com as redes do futuro, as infraestruturas que as suportarão e as aplicações do futuro que contribuirão para transformar a sociedade. Os tópicos de interesse incluem uma variada gama de assuntos e a lista a seguir descreve alguns exemplos:
- Aplicações e redes envolvendo Computação em Nuvem, em Névoa e na Borda
- Aplicações envolvendo ambientes inteligentes (smart cities, smart homes, smart agriculture, smart industry, smart energy, autonomous driving)
- Aplicações para Internet do Futuro e aplicações para Internet das Coisas
- Fatiamento de Redes
- Infraestruturas definidas por software
- Novas aplicações construídas sobre novas arquiteturas de rede
- Novas arquiteturas de rede
- Novas técnicas, mecanismos e algoritmos relacionados a aspectos como segurança, mobilidade, gerência de Rede, QoS e QoE
- Pesquisa e avaliações experimentais em diferentes infraestruturas como PlanetLab, GENI, FIBRE, FIRE, FIWARE, FUTEBOL, 5GINFIRE, NECOS, entre outras.
- Próxima geração de redes óticas
- Rádio definido por software (SDR)
- Rede centradas em conteúdo
- Redes autônomas
- Redes definidas por software (SDN)
- Redes inteligentes
- Redes móveis além de redes 5G e 6G
- Redes móveis de telecomunicações (5G)
- Redes programáveis (OpenFlow, P4)
- Redes sem fio definidas por software (WSDN)
- Segurança em redes
- Virtualização de rede e de funções de rede (NFV)
Instruções aos Autores
Os artigos a serem submetidos ao WPEIF 2025 devem ser escritos em português ou inglês, com no máximo 8 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, anexos, referências, etc. Todos os artigos devem ser obrigatoriamente formatados seguindo o Modelo para Publicação de Artigos da SBC. É importante ressaltar ainda que os artigos a serem submetidos devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC, aprovado pelo Conselho da SBC em fevereiro de 2024. A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS3.
Os artigos submetidos ao WPEIF 2025 serão avaliados pelo Comitê de Programa do workshop e os melhores serão selecionados para apresentação e publicação nos anais do evento. Todos os artigos aceitos e revisados serão publicados na biblioteca digital da SBC, a SBC OpenLibrary (SOL), na série do WPEIF. A publicação dos artigos aceitos requer a inscrição de pelo menos um autor no SBRC 2025, bem como a apresentação oral do artigo durante o evento.
Organização
Antônio Abelém (UFPA)
Flavio Silva (UFU, Brasil & Universidade do Minho, Portugal)
José Ferreira de Rezende (UFRJ)
Comitê de Programa
Em formação