Computação e Internet Quântica

📆 21/05/2025 (quarta-feira)

🕑 16:30-18:00

📍 Sala Ponta Negra

Moderador: Fabio Kon (IME-USP)

Descrição: A convergência das tecnologias de computação quântica e Internet quântica promete mudar radicalmente o cenário das redes de computadores e sistemas distribuídos do futuro. Este painel irá discutir os desenvolvimentos recentes e os desafios futuros neste campo em constante evolução. A sessão reunirá acadêmicos engajados na pesquisa na área e uma especialista do setor financeiro para explorar o potencial transformador das tecnologias quânticas.

Os debatedores discutirão:

  • O estado atual e a trajetória futura do hardware e software de computação quântica.
  • O desenvolvimento e implementação de protocolos e arquiteturas de Internet quântica.
  • As aplicações potenciais da computação quântica e da Internet quântica em áreas como criptografia, comunicação segura e computação quântica distribuída.
  • Os desafios de dimensionar as tecnologias quânticas e construir uma infraestrutura de internet quântica robusta.
  • As implicações da computação quântica para a segurança cibernética e a necessidade de criptografia resistente a quântica.
  • Como as instituições financeiras estão se preparando para a revolução quântica.

O painel oferecerá informações valiosas para pesquisadores, engenheiros e qualquer pessoa interessada em entender o impacto das tecnologias quânticas no futuro dos sistemas em rede.

debatedores

SAMURAÍ BRITO

Head of Quantum Tech, Itaú Unibanco

PhD em Física pela UFRN e Pós-doutorado em Informação Quântica pelo Instituto Internacional de Física. Possui mais de 20 artigos científicos publicados em revistas científicas de alto impacto e hoje é considerada um dos nomes mais influentes em computação quântica no Brasil. Lidera a iniciativa de Tecnologias Quânticas no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação do Itaú Unibanco (ICTi) e um time de cientistas dados com foco em produtos de Inteligência Artificial.

ANTÔNIO ABELÉM

UFPA

Professor titular da UFPA e pesquisador de produtividade do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora desde 2011, com Doutorado em Informática pela PUC-Rio. Coordena projetos de pesquisa e inovação em parceria com o setor empresarial. Em 2024, recebeu o Prêmio Destaque do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por suas contribuições científico-tecnológicas. Foi diretor-presidente do PCT Guamá (2010-2018), liderando sua estruturação e gestão. Atua na área de redes de computadores, com foco em novas tecnologias para o futuro da Internet, como redes quânticas, na gestão de habitats de inovação, no uso da tecnologia para soluções socioambientais e no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

JOÃO MARCELO SILVA SOUZA

QUIIN/LAQCC SENAI CIMATEC

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela UFBA, Graduado em Engenharia de Computação pela UEFS. Projetista de Circuitos Integrados Digitais pelo CI-Brazil/UFRGS. Pesquisador em Tecnologias Quânticas & Cibersegurança do SENAI CIMATEC, mentor fundador do Centro Nacional de Tecnologias Quânticas, o QUIIN – Quantum Industrial Innovation, e do LAQCC – Latin America Quantum Computing Center, centro que lançou o primeiro emulador de aplicações quânticas industriais da América Latina, o KUATOMU. Há 10 anos é líder do Centro de Supercomputação para Inovação Industrial (CS2I) do SENAI CIMATEC, maior centro dedicado à indústria da América Latina, com cinco supercomputadores trabalhando em conjunto com o KUATOMU. Atua em linhas de pesquisa aplicada para indústria suportada por supercomputação e computação quântica, computação heterogênea clássico-quântica, algoritmos quânticos, controle de circuitos quânticos, criptografia quântica ou Quantum Key Distribution, comunicação quântica e ecossistema quantum-safe.

Novos Desafios da Privacidade

📆 22/05/2025 (quinta-feira)

🕑 16:30-18:00

📍 Sala Ponta Negra

Moderador: Fabio Kon (IME-USP)

Descrição: A rápida evolução das redes de computadores e sistemas distribuídos introduz oportunidades sem precedentes, mas também apresenta desafios de privacidade complexos e em constante evolução. Este painel terá uma discussão dinâmica de especialistas sobre a vanguarda da pesquisa e prática em privacidade. A sessão reunirá acadêmicos de destaque e um líder da indústria para explorar as últimas tendências e os obstáculos futuros na proteção dos dados do usuário.

Os debatedores abordarão tópicos fundamentais, tais como:

  • O impacto das tecnologias emergentes (por exemplo, aprendizado federado, blockchain, computação de borda) na privacidade de dados.
  • As crescentes complexidades dos fluxos de dados transfronteiriços e das regulamentações internacionais.
  • As considerações éticas em torno da análise e do processamento de dados impulsionados por inteligência artificial.
  • A batalha contínua contra as ameaças cibernéticas e as violações de dados.
  • Estratégias práticas para a construção de sistemas robustos de privacidade e promoção da confiança do usuário.

O painel será uma oportunidade para interagir com especialistas líderes na área de privacidade e contribuir para o debate crítico sobre a construção de um futuro digital mais seguro e centrado na privacidade dos cidadãos.

debatedores

ALEXANDRE FREIRE

Diretor de Engenharia, Google Brasil

Diretor de engenharia e líder do Centro de Engenharia do Google em São Paulo. É responsável pelo desenvolvimento, em escala global, de tecnologias antiabuso e recursos para promover a segurança das pessoas no ambiente digital e garantir sua privacidade. Mestre em Ciência da Computação e especialista em metodologias ágeis pela Universidade de São Paulo (USP), tem 25 anos de carreira e soma em seu currículo experiências que refletem sua paixão em resolver problemas do mundo real com a tecnologia. Já atuou em cargos de liderança em empresas como Locaweb, Industrial Logic Inc, Sami e Nubank, onde trabalhou como um dos principais executivos de engenharia.

IGOR MORAES

UFF

Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010. É coordenador do Comitê Técnico de Cibersegurança (CT-Cibersegurança) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e coordenou a Comissão Especial de Cibersegurança (CESeg) da SBC. Foi Coordenador Geral do SBSeg 2016 e Coordenador do Comitê de Programa Técnico do SBSeg 2020. Também foi o Coordenador Geral do SBRC 2020, do IEEE CloudNet 2024 e do IEEE LATINCOM em 2022. É também Senior Editor do Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS) para a área Computer Networks and Information and Computational Systems Security.

MICHELE NOGUEIRA

UFMG

Cientista da computação, atua na criação de uma Ciência de Cibersegurança com foco em privacidade, confidencialidade e disponibilidade de dados e sistemas em rede. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Sorbonne Université – UPMC/LIP6, Paris, França (2009) e realizou Pós-Doutorado na Universidade Carnegie Mellon (CMU), Pittsburgh, EUA. É professora associada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro sênior IEEE e ACM. Foi palestrante distinta no programa IEEE ComSoc Distinguished Lecturer e é palestrante distinta do programa IEEE Women in Engineering. Atuou como membro titular do Conselho Nacional de Proteção dos Dados Pessoais e da Privacidade. Coordena o projeto temático MCTI/CGI.br/FAPESP MENTORED, cujo objetivo é realizar desde a modelagem até a experimentação de soluções contra ataques DDoS no contexto da Internet das Coisas (IoT). Mantém a coluna Atualidades em Cibersegurança da Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação.

AMIR HOUMANSADR

University of Massachussetts Amherst, EUA

Professor Associado de Ciência da Computação na UMass Amherst, obteve seu Ph.D. pela University of Illinois Urbana-Champaign, EUA em 2012. Sua área geral de pesquisa é segurança e privacidade de redes/Inteligência Artificial (IA), e ele está, em particular, investigando ativamente tecnologias de aprimoramento de privacidade e IA confiável. Para esse fim, ele projeta e implementa sistemas de burla de censura, analisa protocolos e serviços de rede (por exemplo, aplicativos de mensagens e APIs de aprendizado de máquina) em busca de vazamento de privacidade, realiza análises teóricas para derivar limites de privacidade (por exemplo, usando teoria dos jogos e teoria da informação) e avalia a segurança e a privacidade de tecnologias emergentes de IA.