MC1 – Processamento de Pacotes baseado em GPU  PDF

André Garcia Vieira (UFMG), Gustavo Pantuza (UFMG), João Vitor (UFMG), Filipe Pirola, Gustavo Viveiros, Marcos Augusto Menezes Vieira (UFMG), Luiz Filipe Menezes Vieira (UFMG)

📆 23/05/2025 (sexta-feira)
🕑 08:30-10:00 e 10:30-12:00
📍 Sala Baía Formosa

Descrição: O processamento de pacotes em GPUs têm emergido como uma solução inovadora para lidar com o crescente volume de dados trafegados em redes modernas. O uso de GPUs para processamento de pacotes permite aproveitar ao máximo o paralelismo intrínseco dessas arquiteturas, otimizando a análise e encaminhamento de grandes quantidades de dados em tempo real. Tal abordagem se beneficia da alta capacidade de processamento paralelo das GPUs, reduzindo significativamente o tempo de latência em comparação com soluções baseadas exclusivamente em CPUs. A adoção de GPUs para processamento de pacotes promete moldar o futuro das redes de computadores, redefinindo padrões de desempenho e eficiência. Essa tecnologia representa um salto em direção a um paradigma mais ágil e escalável, onde a capacidade de resposta das redes é fundamental. Ao explorar essas novas fronteiras, empresas e acadêmicos têm a oportunidade de construir soluções que atendam às demandas crescentes da sociedade digital, ao mesmo tempo em que ampliam os limites do que é possível em termos de tecnologia de redes.

MC2 – Fine-tuning Federado de Modelos de Linguagem na Era da Comunicação   PDF

Allan Mariano de Souza (UNICAMP), Joahannes Bruno Dias da Costa (UNIFESP), Daniel Ludovico Guidoni (UFOP), Gabriel Ukstin Talasso (UNICAMP), Filipe Maciel Roberto (Uece), Luis Fernando Gomez Gonzalez (UNICAMP), Eduardo Coelho Cerqueira (UFPA), Luiz Fernando Bittencourt, Antonio Alfredo Ferreira Loureiro (UFMG), Leandro Villas (UNICAMP)

📆 23/05/2025 (sexta-feira)
🕑 08:30-10:00 e 10:30-12:00
📍 Sala Redinha

Descrição: O principal objetivo do minicurso é capacitar pesquisadores, profissionais e estudantes a compreenderem e implementarem técnicas avançadas que combinem personalização eficiente de modelos com preservação de privacidade que impactam em ecossistemas 5G/6G, Internet das Coisas (IoT), Redes de Comunicação e Cidades Inteligentes. O minicurso abordará os fundamentos do Aprendizado Federado (AF) (Federated Learning (FL) em inglês), conceitos essenciais de fine-tuning e métodos recentes e inovadores, incluindo Low-Rank Adaptation (LoRA) e Knowledge Distillation (KD). Esses tópicos permitirão aos participantes explorar e entender como adaptar modelos de linguagem de maneira eficiente em diferentes cenários e mitigar desafios, como por exemplo, dados não independentes e identicamente distribuídos (non-IID) e limitações de recursos computacionais dos dispositivos participantes do processo de treinamento. A relevância desse minicurso está alinhada com a crescente demanda por soluções inteligentes e eficientes em diferentes ecossistemas de comunicação distribuídos e federados e que possuem requisitos de preservação da privacidade dos dados.

MC3 – 10 Anos de P4: Explorando a Programação no Plano de Dados  PDF

Carlos Kamienski (UFABC), Lucas Trombeta (UFABC), Dener Ottolini Silva (UFABC), Bruna Carvalho (UFABC), Alexandre Heideker (UNIBO), Felipe Augusto Anon da Silva (UFABC), Marcelo Antonio Marotta (UnB), João Henrique Kleinschmidt (UFABC), Lisandro Zambenedetti Granville (RNP)

📆 23/05/2025 (sexta-feira)
🕑 08:30-10:00 e 10:30-12:00
📍 Sala Genipabu

Descrição: Este minicurso explorará o poder da programação no plano de dados com a linguagem P4, utilizando a solução virtualizada P4Docker. Os participantes aprenderão a criar redes personalizadas e eficientes de maneira acessível e prática. As Redes Definidas por Software (SDN) introduziram uma arquitetura modular que separa o plano de controle do plano de dados, promovendo inovação e simplificando a gestão de infraestruturas complexas. Entretanto, a evolução do plano de dados enfrentou desafios devido à dificuldade de reprogramação de hardware e à alta criticidade de desempenho. A linguagem P4 e dispositivos como o Intel Tofino revolucionaram esse cenário, permitindo maior personalização e eficiência, embora o custo elevado tenha restringido sua adoção inicial. Com o P4Docker, os espectadores terão acesso a um ambiente de desenvolvimento simples e eficiente para experimentar e aprender. O curso abordará fundamentos da linguagem P4, a arquitetura SDN, criação de pipelines de pacotes, implementação de políticas de segurança e uso do P4Docker. Ao final, os participantes estarão aptos a desenvolver aplicações de rede, otimizar o desempenho de infraestruturas e contribuir para redes mais inteligentes e flexíveis.

MC4 – Cross-Site Scripting: Ataques, Detecção e Contramedidas  PDF

Ian Vilar Bastos (UERJ), Bianca Guarizi (CEFET/RJ), Isabela Alves (RNP), Julia Souza (CEFET/RJ), Guilherme Pimentel (UFF), João André Campos Watanabe (UFF), Dalbert Matos Mascarenhas (CEFET-RJ), Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ), Igor Monteiro Moraes (UFF)

📆 23/05/2025 (sexta-feira)
🕑 14:00-16:00 e 16:30-18:00
📍 Sala Baía Formosa

Descrição: O objetivo deste minicurso é apresentar os principais conceitos e mecanismos de detecção de ataques XSS e os seus principais desafios técnicos e de pesquisa. O minicurso também possui como objetivo discutir as principais medidas de prevenção durante o desenvolvimento de aplicações Web para torná-las mais seguras. Além disso, o minicurso conta com uma prática experimental e educativa para a conscientização do público sobre os ataques XSS, na qual os participantes poderão reforçar os conhecimentos adquiridos. Na atividade prática será utilizado o emulador EXSS, desenvolvido pelos autores no contexto dos Grupos de Trabalho do Programa Hackers do Bem da RNP. Ao fim do minicurso, espera-se que os participantes sejam capazes de (i) compreender como os ataques XSS são explorados em aplicações Web; (ii) diferenciar como ocorrem os diferentes tipos de ataques que exploram a vulnerabilidade XSS; (iii) identificar boas práticas sobre o desenvolvimento de aplicações Web seguras; (iv) assimilar os principais mecanismos e estratégias para a defesa contra ataques XSS.

MC5 – Governança em Cibersegurança e Privacidade dos Dados: Frameworks, Desafios e Práticas sob a Perspectiva das Cidades Inteligentes  PDF

Radames Giona (UFPR), Fernando Nakayama (UFPR), Edson Tavares de Camargo (UTFPR), Michele Nogueira Lima (UFMG)

📆 23/05/2025 (sexta-feira)
🕑 14:00-16:00 e 16:30-18:00
📍 Sala Redinha

Descrição: A segurança cibernética em cidades inteligentes envolve não apenas a proteção de infraestrutura crítica (como redes de energia, transporte e serviços de saúde), mas também a garantia de uma gestão colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. Este minicurso visa discutir a governança em cibersegurança, destacando seu papel estratégico em cidades inteligentes, um aspecto crucial para garantir a segurança e a privacidade de dados em um ambiente urbano interconectado. Para isso, serão abordados conceitos fundamentais de governança, cibersegurança e suas relações com dispositivos conectados, desafios críticos de governança, como a interoperabilidade de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e a mitigação de riscos em ambientes urbanos, desafios específicos relacionados à proteção e gestão de dispositivos IoT e móveis em ambientes urbanos e práticas relevantes baseadas em estudos de caso e tendências emergentes no campo. Compreender a governança em cibersegurança e seus efeitos é fundamental, pois ela permite a formulação de políticas e estratégias integradas, assegurando a proteção de dados, a continuidade operacional e o desenvolvimento sustentável de cidades inteligentes. O minicurso será teórico-prático, combinando a exposição de conceitos com análises de frameworks de governança e a discussão de desafios técnicos, sociais e regulamentares.

MC6 – Sensoriamento Wireless: Utilizando Sinais de Wi-Fi para Monitoramento de Baixo Custo com Dispositivos IoT  PDF

Samuel Ducca (USP), Henrique Freire da Silva (USP), Artur Jordao (USP), Cintia Borges Margi (USP)

📆 23/05/2025 (sexta-feira)
🕑 14:00-16:00 e 16:30-18:00
📍 Sala Genipabu

Descrição: A popularização da Internet das Coisas (IoT) ao longo da última década levou ao desenvolvimento de novas técnicas de sensoriamento sem fio, que se aproveitam dos equipamentos e antenas já utilizados por protocolos de comunicação como Wi-Fi e Bluetooth para monitorar o ambiente sem a necessidade de sensores adicionais. Tais técnicas oferecem oportunidades de sensoriamento pervasivo e de baixo custo, e fazem parte de esforços para a integração de sensoriamento e comunicações por radiofrequência (ISAC, do inglês Integrated Sensing and Communications) em diversos protocolos. O objetivo do minicurso é dar um apanhado geral das aplicações e estado da arte em sensoriamento sem fio envolvendo equipamento e frequências usadas para comunicação (como LoRaWAN, Wi-Fi e mmWave), com aprofundamento específico em sensoriamento por Channel State Information (CSI) de Wi-Fi e como realizá-lo utilizando dispositivos IoT de baixo custo. Durante o aprofundamento, serão tratadas técnicas de coleta e processamento de dados de CSI, o uso de ferramentas de aprendizado de máquina para detecção e classificação de eventos, e a otimização de modelos de inteligência artificial para execução em tempo real em dispositivos IoT de baixo custo em uma atividade prática, utilizando placas ESP32.