Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é um evento anual realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC). Ao longo de mais de quatro décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, alcançando abrangência internacional com a presença de pesquisadores, técnicos e cientistas da América Latina e do mundo. A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de participantes nas suas diversas edições. Sua trilha principal tem recebido anualmente uma média de 300 submissões, das quais entre 30% e 35% são aceitas para publicação e apresentação oral no simpósio.

Outras características como a diversidade e a abrangência de atividades realizadas, a atualidade dos temas abordados e o profissionalismo de sua organização contribuíram para que o SBRC se consolidasse no calendário de eventos científicos nacionais e é o evento mais importante na área na América do Sul.

Tradicionalmente, o evento é composto de sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas, palestras e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional. Além disso, o evento terá papel estratégico e atenderá a demanda de grande público da área por eventos dessa natureza e desse porte, principalmente com foco nas áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora definidas pelo MCTIC na Portaria 1.122/2020 (com texto alterado pela Portaria MCTIC no 1.329/2020), como por exemplo Tecnologias Digitais e Tecnologias de Produção Industrial e de Serviços.

A 41ª edição do Simpósio será realizada de 22 a 26 de maio de 2023 no formato PRESENCIAL. A coordenação do evento está sob a responsabilidade da Universidade de Brasília (UnB) junto com a Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB). Tradicionalmente, o evento é composto de sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas, palestras e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional. Este ano o evento contará novamente com um Hackathon e também com um Concurso de Teses e Dissertações.