Apresentação

O evento MUSAS (MUlheres em redeS de computadores e sistemAs diStribuídos) visa encorajar conexões entre mulheres pesquisadoras, estudantes e profissionais da área de redes de computadores, sistemas distribuídos e outras relacionadas.  Este evento pioneiro na área de redes de computadores e sistemas distribuídos no Brasil teve início no ano de 2019 no SBRC.

O evento também incentiva fortemente a participação de homens que compartilham os mesmos interesses de pesquisa, enfrentam dificuldades de carreira semelhantes às das mulheres, reconhecem a sub-representação de mulheres e outros grupos que acreditam na necessidade de ações proativas para melhorar a taxa de integração das mulheres, promover a diversidade de gênero na área, e motivar mulheres a seguir carreira em TIC.

Em sua quinta edição, o evento MUSAS traz a temática “A Importância de contar a História das Mulheres” para o centro da discussão. Em especial, o evento contará com palestrantes e painelistas que são mulheres pesquisadoras e profissionais bem-sucedidas em suas carreiras no Brasil e no exterior, apresentando os desafios de serem reconhecidas pelos seus resultados na visão da academia e do mercado. O MUSAS também contará a experiência de 13 anos do Meninas.comp, um projeto pioneiro da UnB que atua na Pesquisa, Extensão e Ensino para motivar e fomentar a diversidade na área de TIC.

Programação – Quinta-feira (25/05)

Horário Atividade
14:00 às 14:10 Abertura
14:10 às 14:30 Palestra: Projeto Meninas.comp conta sua história
Aletéia Patrícia Favacho de Araújo – UnB
14:30 às 15:30 Palestra: Meu Percurso não Binário na Computação
Tanara Lauschner – CGI.br e UFAM
15:30 às 16:00 Intervalo
16:00 às 17:20 Mesa-redonda: O protagonismo das Mulheres na Computação

Moderadora:
Alba Melo – UnB

Painelistas:
Iara Machado – RNP
Michelle Wangham – UNIVALI
Rossana Andrade – UFC
Tanara Lauschner – CGI.br e UFAM
17:20 às 17:30 Encerramento

Sobre as Palestrantes

Alba Melo – UnB

Obteve seu doutorado em Ciência da Computação pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França, em 1996. Desde 1997, trabalha no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Brasil, onde atua como Professor Titular. A Profa. Alba Melo é IEEE Senior Member, Latin America Coordinator of the IEEE Technical Community of Parallel Processing (TCPP), Membro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) Grupo de Trabalho em Computação de Alto Desempenho, Nível Pesquisador do CNPq Brasileiro 1C e Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação. A Profa. Melo é Editora Associada de várias revistas de prestígio, tais como IEEE Transactions on Computers, Journal of Parallel and Distributed Computing e Future Generation Computer Systems. Ela também atuou como membro do Comitê de Programa em muitas conferências de prestígio, tais como IPDPS, Supercomputing, ICPP, ICS, Euro-Par, CCGrid, Cluster, ISC, SBAC-PAD e HiPC. Os seus interesses de pesquisa são Computação de Alto Desempenho, Bioinformática e Computação em Nuvem.

Aletéia Patrícia Favacho de Araújo – UnB

Aletéia Patrícia Favacho de Araújo possui graduação no curso de Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente, é professora Associada III da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Paralelo, Sistemas Distribuídos, Computação de Alto Desempenho, atuando, principalmente, nos seguintes temas: nuvem computacional, fog computacional, algoritmos paralelos e distribuídos, e Function as a Service (FaaS). É co-fundadora e coordenadora do projeto de extensão Meninas.comp, que objetiva incentivar as meninas a atuarem profissionalmente na área de Computação. Atualmente, é coordenadora do Programa Nacional da SBC – Meninas Digitais.

Iara Machado – RNP

Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Desde 2002, vem atuando na RNP na área de P&D coordenando grupos de trabalho relacionados a projetos de aplicações e ciberinfraestrutura avançada, envolvendo ampla colaboração com a comunidade brasileira de pesquisa em rede e sistemas distribuídos. Trabalhou na Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) de 1983 – 2002, como Gerente de Sistemas de Gerencia de Redes. Graduada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Redes de Computadores pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Empreendedorismo pela UFRJ. Foi professora da Universidade La Salle em Niterói (2007 – 2014) no curso de Computação.

Michelle Wangham – UNIVALI

Michelle Wangham é professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e assessora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Diretora de Articulação com Empresa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foi por 4 anos Vice-presidente do Conselho de Administração da CELESC de (2019-2023).  Michelle é mãe da Luiza e da Sofia e casada com Luiz Magno.

Rossana Andrade – UFC

Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of Ottawa (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1992), e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Desde 1994 é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Departamento de Computação, sendo atualmente Professora Titular. Rossana é membro do GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas), grupo de pesquisa que fundou em 2002 e do qual faz parte o Laboratório de Computação Móvel e Design que ela coordena. Além disso, possui experiência em coordenação de projetos, tendo coordenado aproximadamente 35 projetos de pesquisa e 32 projetos de desenvolvimento tecnológico nos últimos 19 anos. Atua em Engenharia de Software tanto nos temas de reutilização de software com linhas de produto de software, padrões de software, frameworks e middlewares, quanto nos temas de teste de software e qualidade de software. Já em Redes de Computadores, trabalha com segurança e especificação formal de protocolos. É importante ressaltar que, em todos esses temas, o foco de sua atuação tem sido em computação móvel, computação ubíqua e, atualmente, Internet das Coisas. É Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

Tanara Lauschner – CGI.br e UFAM

Tanara Lauschner é Dra. em Informática e Profa. da Universidade Federal do Amazonas. Atua no movimento de Mulheres na Computação, é co-Fundadora do Cunhantã Digital e consultora do Programa Meninas Digitais, ex-diretora do Instituto de Computação da UFAM, conselheira titular do Comitê Gestor da Internet(CGI.br), da Associação do Polo Digital de Manaus. Coordenadora Geral do Projeto SUPER para Educação e Pesquisa em parceria com a Samsung. É ex-Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, Diretora de Planejamento da Sociedade Brasileira de Computação e coordenadora do Fórum da Internet no Brasil.